Contém: 1 rolo Manta Bidim VP50 estruturante para impermeabilização
de 200 metros de comprimento x 1 metro de largura.
GEOTÊXTIL BIDIM VP50
Bidim VPBidim VP
O Bidim VP é uma manta de geotêxtil não tecido 100% poliéster, criado para dar estruturação às emulsões em obras de impermeabilização. Conhecido também como véu de poliéster para armadura em impermeabilizações moldadas “in loco”, apresenta resistência à tração e alongamento necessários para resistir à dilação das estruturas.
Evita o escorrimento da emulsão nas aplicações horizontais e verticais
Evita imperfeições na superfície
Evita o puncionamento (furo) na camada impermeabilizada
Prolonga a vida útil da superfície impermeabilizada
Aplicação extremamente simples
Menor custo comparado a soluções convencionais
O Véu de Poliéster, também conhecido como manta geotêxtil é utilizada largamente na construção civil, principalmente em projetos de impermeabilização. Ela funciona como reforço estrutural, e pode ser utilizada em diferentes tipos de superfícies para estabelecer uma maior resistência à impermeabilização.
Existe uma grande variedade de modelos de mantas geotêxteis, e vou falar mais especificamente sobre véu de poliéster com gramatura de 50. Esse é o modelo indicado na linha de impermeabilizantes com a tecnologia borracha líquida, da Imperlast.
Composição do Véu de Poliéster:
O véu de poliéster é uma manta 100% poliéster. Sua principal finalidade é promover a resistência mecânica que a membrana formada pela borracha necessita para suportar as tensões resultantes dos esforços que a estrutura promove. Principalmente em fissuras, trincas, encontros de estrutura, juntas e pontos críticos da obra, como rodapés, quinas, rejuntes e ralos.
Entre suas principais características está a grande resistência que oferece em relação à dilatação de estruturas, ponto fundamental para a garantia da durabilidade do processo de impermeabilização.
Reforço estrutural total e parcial
De forma geral, a manta geotêxtil costuma representar de 19 a 25% da obra, sendo utilizada nos pontos que possuem mais fragilidade. Nesse caso, é utilizado o termo “reforço estrutural parcial”, quando só alguns pontos são considerados críticos na obra.
Mas existem outros casos em que ele poderá ser necessário para fazer a cobertura total da superfície que será impermeabilizada. Nesse caso, o termo utilizado para definir esse tipo de aplicação é “reforço estrutural total”.
Essa definição vai depender do estado em que a superfície se encontra: por exemplo, se há danos espalhados em grande parte da área, ou se a superfície não possui juntas de dilatação; nesses casos a utilização do reforço total é altamente recomendada.
Dicas importantes sobre o véu de poliéster:
Atenção ao aparecimento de rugas:
A manta geotêxtil precisa ser colocada formando uma camada lisa, evitando assim a formação de algum tipo de ruga ou dobra.
Posicionamento:
Quando houver a necessidade de posicionar duas mantas do reforço estrutural, uma ao lado da outra, você deve fazer uma sobreposição de pelo menos cinco centímetros entre elas. Dessa forma, você garante a estanqueidade entre as peças.
Tempo de aplicação:
O tempo entre a aplicação da camada de borracha líquida, o posicionamento do reforço estrutural, e a nova camada de borracha ( que será aplicada sobre a manta geotêxtil) deve ter intervalos curtos, de no máximo 0,5 metro. Dessa forma, você não corre o risco da borracha secar antes que você tenha completado o processo.
É importante que a textura da borracha esteja pastosa quando o reforço e a segunda demão forem aplicados. Dessa forma, você irá promover uma maior aderência, e criar uma membrana coesa, garantindo o sucesso da impermeabilização.
Missão de manter a satisfação dos clientes, atendendo com responsabilidade e agilidade, disponibilizando produtos inovadores de qualidade a preços competitivos.